Dropshipping: 10 Questões respondidas para te deixar por dentro do assunto!
Saiba como viabilizar suas atividades de Dropshipping! Entenda como regularizar CNPJ, MEI, REDUÇÃO DE IMPOSTOS.
Saiba como viabilizar suas atividades de Dropshipping! Entenda como regularizar CNPJ, MEI, REDUÇÃO DE IMPOSTOS.
O dropshipping tem se tornado uma opção cada vez mais popular para empreendedores que desejam ingressar no mundo do comércio eletrônico.
A simplicidade desse modelo de negócios, que envolve a intermediação de produtos sem a necessidade de estoque físico, atrai muitos interessados.
Neste artigo, você terá perguntas respondidas sobre Dropshipping: MEI, CNPJ e Impostos.
Você também pode clicar aqui para ter uma visão detalhada da relação entre MEI e Dropshipping!
Dropshipping é um modelo de negócios inovador onde você conecta alguém que quer vender algo com alguém que quer comprar.
Por isso, esse intermediador, que é contratado pelo fabricante, não precisa se preocupar em ter estoque de produtos.
Ao invés disso, ele ajuda o fabricante dos produtos, que já tem estoques, a realizar vendas para o público interessado.
Neste caso, o fabricante é o responsável por toda logística do produto, desde a origem ao destino final.
Se você já trabalha com esse modelo de negócios, confira também esse nosso um outro artigo sobre Contabilidade para Dropshipping.
O dropshipping oferece várias vantagens para empreendedores.
Primeiramente, sem a necessidade de investimento em estoque, existe uma redução significativa de custos iniciais e você não precisa se preocupar com o gerenciamento de estoque, embalagem ou envio, economizando tempo e recursos.
Sem dúvidas, é uma opção flexível, pois você pode adicionar ou remover produtos facilmente. Também, permite que você venda uma ampla variedade de produtos sem precisar armazená-los.
Ter um CNPJ é essencial para operar legalmente e emitir notas fiscais e é importante que se tenha cuidado para que seu registro esteja enquadrado no regime tributário adequado.
Não indicamos MEI para dropshipping porque não possui o CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) adequado para essa operação.
Embora muitos empreendedores pensem que dropshipping pode ser MEI, isso é um mito! O regime tributário MEI não possui o CNAE correto para atuar neste ramo! O regime adequado para estar dentro da lei com o CNAE correto é o Simples Nacional.
O MEI, por sua natureza, tem um regime tributário simplificado, o que é uma grande vantagem para muitas situações, mas no caso do dropshipping não é a melhor opção.
O que é o CNAE e qual usar para trabalhar e regularizar o dropshipping?
O CNAE é um código de 7 dígitos que identifica a atividade econômica que você exerce e, para dropshipping, essa atividade é exercida através do CNAE 7490104 (intermediação de negócios), que não está disponível para MEI, apenas para o regime Simples Nacional.
Pensando em auxiliar empreendedores que se deparam com os desafios para regularizar suas atividades em suas atividades no mundo digital, a Contasy conta com profissionais especializados especificamente neste assunto!
Ao escolher a Contasy com sua contabilidade digital, é assim que ficará a questão do CNAE para sua atividade de dropshipping.
Abaixo você encontra uma tabela para ilustrar o que falamos anteriormente sobre as diferenças das operações no regime MEI e no regime Simples Nacional:
Os principais impostos que podem ser aplicáveis ao dropshipping incluem:
Depende da configuração da sua empresa e algumas variáveis intrínsecas a ela, além das estratégias que podem ser adotadas para reduzir a incidência de impostos. Estas estratégias precisam ser articuladas por especialistas para que tudo seja feito com segurança e dentro da lei.
A lei de tributação do Brasil pode parecer complexa, e por isso é importante que você conte com especialistas, com os que você pode encontrar na nossa equipe!
Você pode ter uma consultoria gratuita antes de decidir se quer ter a Contasy como sua parceira na estratégia do seu negócio!
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Algumas taxas tributárias do dropshipping são:
- 15,5%
Total de pedidos aprovados, removendo investimento em tráfego e remessa enviada ao fornecedor, por serem considerados passivo circulante. Isso significa que são valores que são transacionados pela sua conta bancária, mas que não pertencem e tampouco integram o patrimônio da sua empresa.
- 6%
Se você conseguir comprovar que 28% ou mais do que ganha é usado para pagar a equipe, esse imposto pode ser reduzido para algo em torno de 6%, dependendo do faturamento total. Este é o chamado Fator R, e você pode ler detalhes CLICANDO AQUI.
Algumas das obrigações fiscais incluem:
Embora seja possível gerenciar a contabilidade por conta própria, contar com um contador especializado em negócios digitais e dropshipping pode simplificar o processo e garantir conformidade com as leis fiscais.
Além disso, é o contador ou uma empresa de contabilidade terceirizada que evitará problemas por não cumprimento das leis de tributação, e também é como você poderá contar com assessoria adequada para pagar menos impostos!
Foque em vender e deixe que profissionais cuidem da sua contabilidade! É para isso que a Contasy existe, com a missão de proporcionar aos empreendedores as melhores práticas tributárias para pagar menos impostos sempre que possível e para dar todo suporte necessário para que seu negócio ganhe escala!
Os regimes tributários mais comuns para dropshippers são o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A escolha depende do faturamento e da estrutura do seu negócio.
Consulte um contador gratuitamente clicando aqui!
Vamos para uma breve explicação os 3 principais regimes tributários considerados para dropshipping:
MEI (Microempreendedor Individual):
Simples Nacional:
Lucro Presumido:
Lucro Real:
É importante estabelecer políticas claras de devolução e garantia. Certifique-se de comunicar essas políticas aos seus clientes e estar preparado para lidar com solicitações de devolução e troca.
Alinhados a isso, os dados e as finanças da sua empresa estarão ainda mais consistentes, o que também resulta em uma boa relação com os fabricantes, - no caso, seus contratantes.
Estabelecer um relacionamento sólido com seus contratantes é essencial para o sucesso contínuo de seu negócio de dropshipping. Certifique-se de que os fornecedores com os quais você trabalha sejam legítimos e confiáveis e que vocês estejam alinhados em relação à políticas de entrega, trocas e devoluções e demais aspectos que gerem credibilidade para o seu negócio e coerência na sua proposta de valor!
A resposta é sim! Isso significa, basicamente, transformar o seu MEI em uma empresa do regime Simples Nacional de porte ME ou EPP, como explicado pouco acima, ou então dar baixa (encerrar) no seu MEI e abrir uma empresa nova do Simples Nacional.
Para te orientar nesse processo, consulte GRATUITAMENTE nosso time, CLICANDO AQUI.
Como manter registros financeiros precisos no dropshipping?
Utilize um software de gestão financeira ou contrate um contador para ajudar a manter registros precisos das finanças do seu negócio de dropshipping. Isso vai mudar o jogo do seu negócio, uma vez que você terá tempo livre para focar em outras partes da sua empresa.
É por isso que a Contasy existe!
Nós cuidamos da sua contabilidade e nos responsabilizamos por regularizar o seu negócio de dropshipping através do regime tributário Simples Nacional:
(Áreas em que nossos clientes atuam)
Foque em crescimento para o seu negócio e deixe o resto com a Contasy!
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